segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Balanço Final (Parte 1)

Olá, pessoas!
Segundo dia do ano e eu já me sinto atrasada! Deveria ter feito essa postagem ontem, mas ainda está valendo! Ainda estamos com aquela sensação de recomeço, não é? Ainda estamos em clima de organização da vida e planejamento para esse ano que se inicia. Mas antes de listarmos nossos desejos, devemos fazer um balanço de como foi o ano que se passou para sabermos o que reaproveitar e o que descartar de nossas vidas. Faz parte da faxina!

Como todos devem desconfiar, a leitura faz parte da minha rotina! A escrita também! Tenho um compromisso comigo mesma de ler e escrever o quanto for possível, de preferência todos os dias. Desde de 2014 faço isso. Em 2015 tudo fluiu perfeitamente. Produzi bastante, escrevi e devorei livros.
Em 2016 me apaixonei ainda mais pela literatura. Mergulhei em alguns estudos que me mostraram um horizonte lindo!
Li muitos contos, alguns livros teóricos e um pouco de filosofia! Comecei um curso online de Ciência Política pela USP, conheci os escritos da incrível teórica indiana Spivak, me aprofundei nos estudos de Pierre Bourdieu e degustei um pouco mais da filosofia que tanto amo! Comecei a me interessar por Esquizoanálise, mas ainda não saco muita coisa sobre o assunto.
Não vi muitos filmes, mas assisti a todas as temporadas de Gilmore Girls e os 4 episódios de 2016 "Um Ano Para Recordar" me arrancaram muitas lágrimas. Logo eu que me identificava tanto com a jovem mãe Lorelai, acabei me sentindo a trintona Rory com suas angústias profissionais e a ansiedade de escrever um livro sobre a sua vida.
Adorei acompanhar a vitória do Sundance no The Voice. Mas também adorei conhecer a arte de Aaron e Darby e outros talentos do programa.
Quem diria que aos 30 anos eu finalmente conheceria Harry Potter? Li todos os livros, assisti a todos os filmes e me emocionei com uma adolescente!
Organizei alguns eventos e no finalzinho do ano acabei me aventurando na arte de vender livros!
O ano rendeu! Pessoalmente foi um ano estranho! De muitas descobertas e de autoconhecimento. Percebi que o tempo me fez cometer alguns erros recorrentes, que tenho mania de dizer muitos "Sins" com medo de perder oportunidades e que essa minha fome de vida ainda vai me colocar em algumas encrencas.
O que aprendi com tudo isso?
Que preciso me reconectar comigo mesma, agora que entendo minhas falhas!
Que não sou tão elétrica quanto pensam!
Que gosto de dormir de tarde e que prefiro melancia a morango!
Que as pessoas não me irritam mais como antes e que sou capaz de assistir televisão sem me sentir culpada por não estar estudando!
Aprendi que sobrevivo sem facebook e que gosto tanto de silêncio quanto das músicas do Elvis.
Em dias mais agitados, continuo preferindo Janis Joplin, mas não posso ouvir pagode antigo porque choro me lembrando da minha vó Tetê, minha tia e meu primo Josué!
Tem dias que sinto tanta saudade que meu coração parece que vai parar!
Sinto falta do colo enrugado da Vó Anísia, do cheirinho da Tia Ilka e do mau humor da Vó Nila!
Mas aprendi que só posso sobreviver sentindo tudo isso!
Quando comecei a inventar mil coisas para me distrair e tentar me esquecer da saudade, eu quase me perdi! Prefiro sentir tudo, mas sentir que estou viva, que respeito minha história e todas as pessoas que fizeram parte dela.
Por fim, parece que estou aprendendo a dizer "Não" novamente! Está bem difícil, mas acho que até o fim de 2017 chego lá!
2016 foi um ano assustador, mas no fim até que foi bom! Foi o início de novos tempos, um novo começo!
Vai começar tudo de novo. Metas de leituras, planos de aniversários, desespero para fugir do Carnaval, lembrança e saudade dos que já se foram, almoço de Páscoa, festa junina, Julina e até Agostina! As melhores fantasias para o Halloween, celebrar os 32 anos e minha incrível capacidade de não amadurecer apesar da idade. Npc 1, 2 e Deus me livre da 3! Noites mal dormidas por causa das contas, das notas, do sexo gostoso, da leitura apaixonante... vai começar tudo de novo! Vai ter risada, choro, felicidade e melancolia, sem contar aquela sensação de que o mundo vai nos devorar. Vai faltar tempo para fazer tudo o que se deseja e lamento pelos dias curtos. Também vamos reclamar dos dias que se arrastam, antes da noite especial chegar. Vai ter dia que vamos amar nosso corpo e vai ter dia que vamos planejar 380 cirurgias plásticas. Vai ter decepção, vai dar medo em alguns momentos, vai dar vontade de desistir e vamos até fingir que nem queríamos tanto assim alguma coisa depois de perdê-la. Vai ter silêncio! Vai ter suspiro! Vai ter grito e choro engolido! Teremos dias cinzentos, uma semana inteira de chuva e vamos dizer que o tempo anda mesmo esquisito! Obra na casa, faxina no guarda-roupa, maratonas de Netflix e música alta! Vou mudar a cor do cabelo, doar roupas que não gosto, ganhar roupas que adoro e trocar livros com os amigos! Ainda tem a melhor parte, vai ter muito beijo... Aquele beijo molhado de filho, de marido, de namorado, amigos e de desconhecidos! Muitos abraços, pessoas apaixonantes chegando e infelizmente outras partindo! Vai começar tudo de novo e não posso te desejar nada mais do que sabedoria para curtir tudo isso com intensidade! Se momentos de felicidade surgirem, que você possa torná-los inesquecíveis! Se precisar dizer adeus, que nenhuma mágoa te impeça de se lembrar dos momentos felizes. Que sejamos protagonistas de nossa própria história! E se errarmos algum caminho, que não nos falte forças para retornar e tentar novamente. Que nada nos tire o brilho nos olhos e nem nos impeça de chorar quando tivermos vontade! Que a vida seja sempre autêntica e que não nos falte mistério mesmo sabendo que vai começar tudo de novo! Feliz 2017!
Pit Larah



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Recentes

recentposts

Aleatório

randomposts