sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

27/01 - Dia da Memória Pelas Vítimas do Holocausto (em Livros)


No dia 27 de Janeiro de 1945, os portões de Auschwitz foram destruídos. 
Mais de 8 mil pessoas foram libertadas! 
E por todas as vidas perdidas, pelos horrores sofridos e pela marca eterna que a humanidade carregará pela capacidade de tamanha atrocidade, há 72 anos reservamos essa data para manter viva a memória desses tempos devastadores! 



Para colaborar com o  Dia da Memória pelas Vítimas do Holocausto, reservei 11 livros que tratam do assunto. 
Aproveito as palavras da prefeita de Roma: "Recordar é o antídoto mais forte contra o esquecimento e a indiferença!"

1- O Diário de Anne Frank
Autor (a): Anne Frank (Edição definitiva, editada por Otto Frank e Mirjam Pressler)
ISBN-13: 9788501068200
Editora: Record
Páginas: 416
Categorias: Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira
Sinopse: Nova edição com capa dura de um dos livros mais importantes do século XX.
O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, os medos e as pequenas alegrias de uma menina judia que, como sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocauto.
Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais lidos do mundo. O relato tocante e impressionante das atrocidades e dos horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento e uma das obras mais importantes do século XX.
Edição de luxo com capa dura.
Com a menção de Anne Frank no filme A culpa é das estrelas, o livro despertou interesse no público jovem, ficando diversas semanas entre os 100 mais vendidos no país de acordo com a Nielsen.
Mais de 420 mil exemplares vendidos no Brasil.
O relato pessoal mais emocionante sobre o Holocausto continua surpreendendo e impressionando! The New York Times

2- Para Além do Diário de Anne Frank - O dia a dia do esconderijo e de todos os seus habitantes
Autor (A): Casa Anne Frank
ISBN-13: 9788544104279
Editora: Leya
Páginas: 192
Categorias: Biografia, Autobiografia, Memórias
Sinopse: Você sabia que pouco se conhece sobre como foi escrito o famoso diário de Anne Frank? A corajosa e persistente menina resistiu à dura realidade de seus dias de confinamento, escrevendo em folhas soltas, desordenadas, com o que lhe caísse às mãos. E como Anne e os outros clandestinos se alimentavam? Como Anne recebeu os papéis para contar ao mundo sobre o horror da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial? Este livro foi feito com os depoimentos de quem conviveu com Anne Frank, com os documentos da época. Aqui, o dia a dia de Anne é recuperado, sob os nossos olhos, como se estivéssemos vivendo junto e aprendendo, com a coragem e a esperança que ela nos ensina, a acreditar na construção de um mundo melhor.

3- Desumanidades - Interpretações Nazistas da Cultura Ocidental
Autor (a): David B. Dennis
ISBN-13: 9788537009062
Editora: Madras
Páginas: 592
Categorias: Filosofia / História / História Geral / Política / Sociologia
Sinopse: Desumanidades é um relato inédito das maneiras pelas quais a Alemanha nazista manipulou e mobilizou a literatura, a filosofia, a pintura, a escultura e a música europeia, para dar suporte aos seus fins ideológicos. David B. Dennis mostra como, com base na crença de que o Terceiro Reich representava o ápice da civilização ocidental, a cultura se tornou uma ferramenta de propaganda no programa de renovação nacional do regime e sua campanha contra os inimigos nacionais, políticos e raciais. 
Tomando como base o conteúdo diário do Völkischer Beobachter, a publicação oficial do partido e o jornal de maior circulação da Alemanha no período, Dennis revela como seus membros distorciam a história, as biografias e a estética para que servissem ao paradigma autoritário, militarista e antissemita dos nazistas.
Cobrindo a visão dos Nacional Socialistas sobre alemães, como Luther, Dürer, Goethe, Beethoven, Wagner e Nietzsche até "os grandes homens nórdicos do Ocidente", como Sócrates, Leonardo da Vinci e Michelangelo, o autor revela a verdadeira dimensão da tentativa ambiciosa desse regime de remodelar a "mente alemã".

4- O Nazista e o Psiquiatra
Autor (A): Jack El-hai
ISBN-13: 9788542206869
Editora: Planeta
Páginas: 320
Categorias: Literatura Estrangeira
Sinopse: “Kelley seguiu os nazistas para o presídio de Nuremberg. Suas novas ordens eram avaliar a saúde mental dos vinte e dois homens de maior escalão para se defrontar com a Justiça no julgamento vindouro. Suas experiências com os nazistas em Mondorf, e com Göring em particular, continuavam a fazer com que seus pensamentos fossem muito além das preocupações de seus deveres de oficial. Haveria uma falha mental comum a todos aqueles prisioneiros? Eles compartilhariam de um distúrbio psiquiátrico que os fizera participar das monstruosas ações do Terceiro Reich? Trabalhar entre aqueles alemães fez com que Kelley ficasse pensando se ele conseguiria responder às perguntas prementes que ocupavam seu cérebro. Talvez seu estudo científico das mentes daqueles homens pudesse identificar um fator significativo que seria útil para a prevenção da ascensão de um futuro regime nazista semelhante. 
A necessidade era urgente. Sem sanção oficial, Kelley estava desenvolvendo um plano para explorar os recantos psicológicos do cérebro dos líderes nazistas prisioneiros."

5- A Bibliotecária de Auschwitz
Autor (A): Antonio G. Iturbe
ISBN-13: 9788522015849
Editora: Agir
Páginas: 366
Categorias: Literatura Estrangeira / Romance
Sinopse: Muitas histórias do horror e sofrimento testemunhados dentro dos campos de concentração nazistas são contadas e recontadas, já estão gravadas e arquivadas. É difícil, nesses relatos, encontrar atos de esperança e força diante de todo o mal registrado durante o Holocausto. 'A Bibliotecária de Auschwitz' é um livro diferente. É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido. É um registro de uma época sofrida da História, mas que também mostra a coragem de pessoas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes usando os livros como 'arma'."

6- Sob o Fantasma do Holocausto
Autor (A): Rebecca Boehling
ISBN-13: 9788531612305
Editora: Cultrix
Páginas: 368
Sinopse: A correspondência de uma família judaica é a inspiração para esta fascinante e comovente narrativa da vida de seus membros antes, durante e depois do Holocausto. Rebeca Boehling e Uta Larkey revelam como a família Kaufmann – Steinberg foi separada pelo regime nazista e se dispersou por três continentes. A correspondência singular da família ao longo de duas gerações coloca em foco o dilema dos judeus na Alemanha nazista ante a dolorosa decisão de emigrar e para qual país.

7- O Inverno no Mundo
Autor (A): Ken Follett
ISBN-13: 9788580410891
Editora: Arqueiro
Páginas: 880
Categorias: Romance Histórico / Literatura Estrangeira
Sinopse: 'Inverno do mundo' retoma a história do ponto exato em que termina o primeiro livro. As cinco famílias - americana, alemã, russa, inglesa e galesa - que tiveram seus destinos entrelaçados no alvorecer do século XX embarcam agora no turbilhão social, político e econômico que começa com a ascensão do Terceiro Reich. A nova geração terá de enfrentar o drama da Guerra Civil Espanhola e da Segunda Guerra Mundial, culminando com a explosão das bombas atômicas. A vida de Carla von Ulrich, filha de pai alemão e mãe inglesa, sofre uma reviravolta com a subida dos nazistas ao poder, o que a leva a cometer um ato de extrema coragem. Woody e Chuck Dewar, dois irmãos americanos cada qual com seu segredo, seguem caminhos distintos que levam a eventos decisivos - um em Washington, o outro nas selvas sangrentas do Pacífico. Em meio ao horror da Guerra Civil Espanhola, o universitário inglês Lloyd Williams descobre que tanto o comunismo quanto o fascismo têm de ser combatidos com o mesmo fervor. A jovem e ambiciosa americana Daisy Peshkov só se preocupa com status e popularidade até a guerra transformar sua vida mais de uma vez. Enquanto isso, na URSS, seu primo Volodya consegue um cargo na inteligência do Exército Vermelho que irá afetar não apenas o conflito em curso, como também o que está por vir.

8- A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak 
ISBN-13: 9788598078373
Editora: Intrínseca
Páginas: 478
Categorias: Ficção / Romance
Sinopse: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, porém surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente - a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los em troca de dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. Essa obra, que ela ainda não sabe ler, é seu único vínculo com a família. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a cumplicidade do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que a ensina a ler. Em tempos de livros incendiados, o gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. A vida na rua Himmel é a pseudorrealidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um jovem judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela história. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa desse duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto.

9- O Menino do Pijama Listrado
Autor (A): John Boyne
ISBN-13: 9788535911121
Editora: Seguinte
Páginas: 190
Categorias: Literatura Estrangeira / Romance
Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

10- Ele está de Volta
Autor (A): Timur Vermes
ISBN-13: 9788580575293
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Categorias: Literatura Estrangeira
Sinopse: Berlim, 2011. Adolf Hitler acorda num terreno baldio. Vivo.
As coisas mudaram: não há mais Eva Braun, nem partido nazista, nem guerra. Hitler mal pode identificar sua amada pátria, infestada de imigrantes e governada por uma mulher. As pessoas, claro, o reconhecem — como um imitador talentoso que se recusa a sair do personagem. Até que o impensável acontece: o discurso de Hitler torna-se um viral, um campeão de audiência no YouTube, ele ganha o próprio programa de televisão e todos querem ouvi-lo. Tudo isso enquanto tenta convencer as pessoas de que sim, ele é realmente quem diz ser, e, sim, ele quer mesmo dizer o que está dizendo. Ele está de volta é uma sátira mordaz sobre a sociedade contemporânea governada pela mídia. Uma história bizarramente inteligente, bizarramente engraçada e bizarramente plausível contada pela perspectiva de um personagem repulsivo, carismático e até mesmo ridículo, mas indiscutivelmente marcante. 

11- Maus
Autor (A): Art Spiegelman
ISBN-13: 9788535906288
Editora: Companhia das Letras / Quadrinhos na Cia. 
Páginas: 296
Categorias: 
HQ,comics,mangá / Ficção / Literatura Brasileira / Psicologia / Sociologia
Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Foi publicado em duas partes, a primeira em 1986 e a segunda em 1991. No ano seguinte, o livro ganhou o prestigioso Prêmio Pulitzer de literatura.
A obra é um sucesso estrondoso de público e de crítica. Desde que foi lançada, tem sido objeto de estudos e análises de especialistas de diversas áreas - história, literatura, artes e psicologia. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume.
Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto.
Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.


Fontes: 
www.skoob.com.br
http://www.folhape.com.br/noticias/noticias/mundo/2017/01/27/NWS,15698,70,451,NOTICIAS,2190-EUROPA-LEMBRA-DIA-MEMORIA-PELAS-VITIMAS-HOLOCAUSTO.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares

Recentes

recentposts

Aleatório

randomposts